Baiacu, veneno gostoso! Eu comi!

Baiacu é o nome atribuído a 150 espécies de peixes que quando ameaçados possuem a capacidade de se inflar e chegando até a triplicar o tamanho do corpo.
Ontem no mercado do peixe em Porto Seguro- BA , depois de muito tempo que estava esperando a possibilidade de encontrar, encontrei um “Baiacu Ará” no balcão do mercado do peixe. Não resisti a tentação de matar minha curiosidade e assim sentir a adrenalina tanto falada em comer a carne delicada deste “venenosíssimo” peixe (O veneno deste peixe a tetrodotoxina é 1200 vezes mais potente que o cianeto, 2g é a dose letal para um homem e um peixe contém o veneno para matar 30 pessoas).
No Japão é necessário um alvará especial para o “sushi man” que deve manusear a carne deste peixe, essa licença só é concedida para quem possui mais de 10 anos de experiência. Isso pois ainda a cada ano de 5 a 6 pessoas morrem e várias outras são internadas , essa iguaria é levada tão a sério que ate mesmo o Imperador é privado de apreciar esta delicadeza. 







Mas eu não resisti, assisti a fase de limpeza do peixe com muita atenção e pedindo para o pescador responsável pela limpeza de não encostar a faca nas vísceras, sobretudo no fígado onde se localiza o veneno, o qual não é produzido pelo próprio peixe, mas por bactérias que se alojam nas entranhas, principalmente no fígado.

   
Chegando em casa, terminei de limpar o filé para poder transformar em sashimi , deixei no congelador por 24 horas na temperatura de -20ºC . E no dia seguinte, assim que estava pronto para ser cortado com a faca, tirei o sashimi e testei...
Confirmo! A minha adrenalina na hora de apreciar o peixe subiu as estrelas! O sabor não é muito diferente de outros bons peixes de carne branca que já experimentei em sashimi, mas valeu a prova e gostei da sensação que tudo deu certo e que estou aqui escrevendo essa matéria. 

Dica do Chefe Don Fabrizio :

Não faça isso em casa!!! Procure um profissional.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas