A Bottarga de Camurupim



O peixe Camurupim é este na foto acima, ele é muito parecido a uma grande anchova, é pescado nos mares da região nordeste do Brasil no Delta do Parnaíba e pode chegar a pesar mais de 100 quilos. Recebi a bolsa dos ovos de presente de um amigo, que não sabia o que fazer. Quando eu vi o tamanho da bolsa fiquei encantado e logo pensei, vou transformar em bottarga.

A bottarga é o resultado do procedimento de ressecamento salgado. Neste caso eu adotei o método natural, o mesmo que aprendi na minha terra Sicília, salguei a bolsa dos ovos e pendurei durante o dia ao sol, cuidando de recolher durante a hora da tarde e a noite para não ficar exposta ao sereno. Um processo que repeti durante dois meses, todos os dias. A duração desse processo pode variar de acordo com a época do ano, em relação a temperatura e umidade , além do tamanho da bolsa de ovos que também pode influenciar no tempo de preparação.
Em comércio se encontra a bottarga de tainha que é um produto nacional, em algumas casas de delicadezas pode encontrar também importada de peixe espada e atum.
Como usar a bottarga: Ela fica ótima ralada em cima de massas com frutos do mar ou peixe, mas também serve para acrescentar sabor e gosto a um simples spaghetti alho e óleo.

Dica do Chefe Don Fabrizio:
Use ela ralada em cima de um ovo frito de galinha caipira.
Se por acaso quer testar fazer em casa pode usar outras bolsas de ovos dos vastos peixes do oceano, lembrando sempre de salgar e não esquecer ela no tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas